#Lookdodia #Outfitoftheday Blog - Look da Jô: branco não emagrece!

Meu primeiro post no instagram do @futilidades no ano de 2017 foi sobre meu look da virada do ano. A legenda começava assim: Branco não emagrece, não mesmo! Nem preto emagrece. Roupa não emagrece. Roupa pode vestir bem pra o seu corpo, te dar uma sensação de proporcionalidade legal, mas não muda o peso na balança.

A post shared by futilidades (@futilidades) on

Claro que eu sei que a frase “preto emagrece” tem um sentido figurado, mas ela é repetida tantas vezes que para muitas já virou verdade. É uma dessas verdades absolutas que se tornam inquestionáveis. Sendo justa, se tornavam, afinal estamos na temporada da desconstrução coletiva de uma parcela significativa da sociedade e nessa hora devemos parar e pensar: queremos mesmo limitar as cores que usamos baseada em “engorda” e “emagrece”? Vamos expandindo a consciência e aprendendo que roupa não tem tal capacidade, nem nutritiva, nem calórica.

Nos primeiros dias de janeiro de 2018 me pego mais feliz que isso não seja mais uma frase isolada do #paposobreautoestima. Está existindo um movimento (quase de inconsciente coletivo) onde nesse verão essas crenças estão sendo questionadas. Se no ano passado éramos meia dúzia de meninas fora ou dentro do padrão de biquini usando nossa hasthtag, agora são milhares de mulheres por ai regando essas sementes, mulheres que nem conhecem o futi ou o papo. São muitas influenciadoras semeando essas ideias hoje e o feed das pessoas fica cada dia mais livre, mais bonito de se ver e menos cheio de crenças limitantes.

Branco não engorda, nem emagrece. Branco é para todas que quiserem usar branco.

joana-cannabrava-reveillonjoana-cannabrava-roupa

macacão Karamello | choker dourada Francisca Jóias

Me vendo mais uma vez toda de branco para a virada do ano, fico muito feliz de saber que um ano se passou e eu estou aqui, seguindo falando desse assunto tão importante. Os aprendizados mudaram muito, mas minha verdade não mudou. Então, repetir mais uma vez que roupa não emagrece me parece ser coerente com o que acreditamos aqui.

Contorno, peças de cores e modelagens específicas podem criar uma ilusão de ótica que geram equilíbrio para nos deixar mais perto de uma percepção mais aproximada do padrão. Podemos usar desses artifícios? Claro, mas tendo consciência que estamos buscando atender a essa demanda (as vezes nossa, as vezes dos outros ou do nosso meio).

A roupa é como a maquiagem, pode criar uma máscara ou a ilusão que passe a ideia de que aquela pessoa está com mais cintura ou o rosto mais fino. É um direito de cada um usar dessas ferramentas, só precisamos nos questionar se elas estão nos prendendo em mais obrigatoriedades ou nos deixam mais confortáveis dentro do socialmente aceito e por isso usamos. Com ou sem o sentimento obrigatório de crer que o contorno da make ou o preto emagrecem, vale a pena estarmos conscientes de que estamos usando dessas ferramentas que para uns são livres e outros são prisões.

Em 2018 eu não quero ser refém disso! Amo usar maquiagem? Ótimo, mas que cada dia mais ela seja o máximo possível livre de regras. Bonita e do meu jeito para viver em sociedade e não para ganhar likes numa foto de instagram. Que meus looks tenham as cores e formatos que eu quiser, porque valorizar meu corpo no meu ponto de vista pode ser uma coisa e no seu outra. Então que tudo isso esteja ai para lembrar que não precisamos usar roupas, cabelos ou maquiagens que façam parecer que estamos mais magras.

A moda não deve ser sobre um pavor completo de parecer gorda, isso é gordofobia. 

A moda não deve ser sobre um jogo de estratégias para parecer mais magra, mais alta, mais padrão. 

A moda deve ser sobre criatividade, expressão de estilo pessoal e individualidade, não sobre uniformizar corpos diferentes para que eles pareçam iguais. 

Que mulheres larguem o medo de usar biquini branco, ele é um biquini como outro qualquer. Que elas possam ser livres para ter cabelos curtos sem ouvir “homem não gosta” ou o “rosto engorda”.

Que ela seja para todas as mulheres que buscam se reinventar em 2018. E que aos poucos esse olhar rígido de todas com seus espelhos dê lugar a um olhar amoroso. Não somos nós que vivemos dizendo para os outros olharem o lado meio cheio do copo? Então façamos isso conosco. Nosso reflexo agradece, nossa saúde mental e emocional também.

Leia também: O texto da nutricionista Camilla Estima sobre o BIQUINI BRANCO.

O post Look da Jô: branco não emagrece! apareceu primeiro em Futilidades.


Tirei daqui ó: http://f-utilidades.com/2018/01/16/look-da-jo-branco-nao-emagrece/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AINDA SOBRE MEU LOOK: BAILE DA VOGUE 2018

#Lookdodia #Outfitoftheday Blog - Look: Canga Espirito Santo!

Looks que Usei na Tailândia